1/30
SEFE - Setor de Fisiologia de Exercício (UNIFESP)

O Setor de Fisiologia do Exercício (SEFE) faz parte do Departamento de Fisiologia, que é vinculado à Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo. Os objetivos do SEFE são realizar atividades de excelência e inovadoras nas áreas de ensino, pesquisa e atendimento na área de fisiologia do exercício.

O SEFE existe há mais de 30 anos. No decorrer da sua história foram formados mais de 75 mestres e 20 doutores, além de mais de 1 mil especialistas em fisiologia do exercício. Mais de 100 artigos científicos foram publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais. Atletas de diversos níveis foram avaliados e acompanhados, incluindo atletas olímpicos e paralímpicos, e as delegações olímpicas do Brasil que participaram das olimpíadas da Grécia (ano 2004) e da China (ano 2008). Atualmente o SEFE conta com um quadro docente jovem, mas experiente, e com alto nível de formação, composto pelos professores doutores Bruno Moreira Silva e Marilia dos Santos Andrade. 

Os atuais docentes do SEFE ministram aulas e são orientadores em cursos de graduação e pós-graduação da UNIFESP, são coordenadores do convenio entre o SEFE e o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), possuem projetos com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), e têm publicado artigos científicos em revistas científicas internacionais de ponta, o que demonstra que os docentes atuais tem honrado a tradição do SEFE de trabalhar em prol da excelência e inovação na área de fisiologia do exercício.

Avaliações realizadas pelo SEFE

- Avaliação da composição corporal pela técnica de absorciometria por raios-X de dupla energia (DXA)

- Avaliação da força muscular isocinética – Dinamômetro Isocinético

- Avaliação da aptidão cardiorrespiratória – Ergoespirometria – Quark CPT Cosmed

- Avaliação dos limiares metabólicos pela resposta do lactato sanguíneo ao exercício

- Avaliação da capacidade anaeróbia com teste de Wingate

- Avaliação da flexibilidade com banco de Wells

- Avaliação da força de preensão manual

- Avaliação da potência de membros inferiores pelo teste de salto vertical sobre plataforma de força

- Avaliação da potência em exercícios de força por meio de acelerômetros

- Avaliação de campo da capacidade cardiorrespiratória com analisador de gases portáteis – K4b2 Cosmed

- Avaliação de campo da capacidade física resistência

- Avaliação da capacidade de sprint e agilidade com fotocélulas

- Avaliação da velocidade da bola medida com radar esportivo em ações especificas esporte como vôlei, handebol e futebol  

- Avaliação do controle autonômico cardíaco por variabilidade da frequência cardíaca e outros métodos. 

- Avaliação do controle reflexo da ventilação em circulação (quimiorreflexo, mecanorreflexo muscular, barorreflexo arterial, entre outros).

- Avaliação da atividade elétrica muscular locomotora e respiratória por eletromiografia de superfície. 

INFRAESTRUTURA/LABORATÓRIO

O SEFE conta com uma infraestrutura ideal para o desenvolvimento de estudos com alto fator de impacto e  proporciona condições aos alunos para a máxima absorção do conhecimento.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
Equipe SEFE

Atualmente é professor adjunto do Departamento de Fisiologia e orientador de mestrado/doutorado do Programa de Pós-graduação em Medicina Translacional e do Programa de Pós-graduação em Pneumologia, no campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo. Também coordena o curso de especialização em Fisiologia do Exercício Aplicada à Promoção de Saúde e ao Esporte. Sua linha de pesquisa é direcionada à fisiologia humana integrativa, com ênfase no controle neural do sistema cardiorrespiratório durante o exercício físico.

Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de São Paulo e orientadora de mestrado/doutorado do Programa de Pós-graduação em Medicina Translacional da Universidade Federal de São Paulo. Tem como principal interesse de estudo a Fisiologia do Exercício aplicada à clínica e ao esporte, com ênfase na avaliação muscular.

Aldo Antonio Seffrin Neto

Tem interesse em investigar o prejuízo do nível de aptidão cardiorrespiratória inerente ao envelhecimento e o papel dos exercícios aeróbios.

Aluno de Doutorado

Diogo Machado de Oliveira

Sua linha de pesquisa é direcionada à fisiologia humana, com ênfase no controle neural da ventilação durante o exercício físico.

Aluno de Doutorado

Felipe Silva Gomes

Linha de pesquisa: interesse na linha de pesquisa voltada à fisiologia humana e nutrição, mais especificamente no controle da ventilação mediante intervenção dietética.

Aluno de Especialização

Liliane Cunha Aranda

Sua linha de pesquisa é direcionada no estudo do papel de aferências musculares ativadas pelo exercício físico para o controle cardiorrespiratório em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica.  

Aluna de Doutorado

Priscila Raulickis de Melo

Tem interesse na linha de pesquisa voltada a reabilitação cardiorrespiratória e metabólica, atividade nervosa simpática periférica e central, variabilidade da frequência cardíaca, exercício físico.

Aluna de Pós Doutorado

Possui interesse nos seguintes temas: determinantes psicofisiológicos do desempenho de resistência, ferramentas de monitoramento do treinamento desportivo e métodos agudos de melhora do desempenho físico.

Fisiologista e Aluno de Doutorado

1 / 1

Please reload

Coordenação SEFE

Prof. Dr. Bruno Moreira Silva

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado em Educação Física (área de concentração: Fisiologia do Esforço) pela Universidade Gama Filho, doutorado em Fisiopatologia Clínica e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, doutorado sanduíche pela Mayo Clinic (Rochester, Minnesota, Estados Unidos da América) e pós-doutorado pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Fisiologia e orientador de mestrado/doutorado do Programa de Pós-graduação em Medicina Translacional e do Programa de Pós-graduação em Pneumologia, no campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo. Também atua como orientador convidado do Programa de Pós-graduação em Ciências Cardiovasculares da Universidade Federal Fluminense. Coordena o Laboratório de Fisiologia do Exercício do SEFE (Setor de Fisiologia do Exercício), que pertence à Universidade Federal de São Paulo, e está instalado no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa de São Paulo. Também coordena o curso de especialização em Fisiologia do Exercício Aplicada à Promoção de Saúde e ao Esporte. Sua linha de pesquisa é direcionada à fisiologia humana integrativa, com ênfase no controle neural do sistema cardiorrespiratório durante o exercício físico. Sua linha de pesquisa possui financiamento e bolsas da FAPESP, CNPq e CAPES, e colaboração de pesquisadores do Brasil, Canadá, Inglaterra e Estados Unidos.

Profa. Dra. Marilia dos Santos Andrade

Graduada em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo (USP - 1994). Especializou-se pela UNIFESP em Fisiologia do Exercício em 1996 e em Aparelho Locomotor no Esporte em 1998. Doutorou-se em Ciências (Fisiologia do Exercício) também pela UNIFESP (2003), tendo estudado as respostas fisiológicas ao exercício do membro inferior em pacientes submetidos à reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho. Concluiu o Pós- Doutoramento em Farmacologia (Fisiologia do Exercício) nesta Universidade (2010), estudando as relações de equilíbrio muscular isocinético do ombro de atletas de handebol e sua associação com desempenho e variações decorrentes das categorias. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de São Paulo e orientadora de mestrado/doutorado do Programa de Pós-graduação em Medicina Translacional da Universidade Federal de São Paulo. Tem como principal interesse de estudo a Fisiologia do Exercício aplicada à clínica e ao esporte, com ênfase na avaliação muscular. Na área de graduação, ministra aulas de fisiologia Respiratória nos cursos de Medicina, Ciências Biológicas-Modalidade Médica, Fonoaudiologia, Enfermagem e Tecnologias, além de participar do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Ciências Biológicas-Modalidade Médica e atuar como coordenadora do curso de Especialização em Fisioterapia no Esporte.