top of page
SEFE - Setor de Fisiologia de Exercício (UNIFESP)

O Setor de Fisiologia do Exercício (SEFE) faz parte do Departamento de Fisiologia, que é vinculado à Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo. Os objetivos do SEFE são realizar atividades de excelência e inovadoras nas áreas de ensino, pesquisa e atendimento na área de fisiologia do exercício.

O SEFE existe há mais de 30 anos. No decorrer da sua história foram formados mais de 75 mestres e 20 doutores, além de mais de 1 mil especialistas em fisiologia do exercício. Mais de 100 artigos científicos foram publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais. Atletas de diversos níveis foram avaliados e acompanhados, incluindo atletas olímpicos e paralímpicos, e as delegações olímpicas do Brasil que participaram das olimpíadas da Grécia (ano 2004) e da China (ano 2008). Atualmente o SEFE conta com um quadro docente jovem, mas experiente, e com alto nível de formação, composto pelos professores doutores Bruno Moreira Silva e Marilia dos Santos Andrade. 

Os atuais docentes do SEFE ministram aulas e são orientadores em cursos de graduação e pós-graduação da UNIFESP, são coordenadores do convenio entre o SEFE e o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), possuem projetos com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), e têm publicado artigos científicos em revistas científicas internacionais de ponta, o que demonstra que os docentes atuais tem honrado a tradição do SEFE de trabalhar em prol da excelência e inovação na área de fisiologia do exercício.

Avaliações realizadas pelo SEFE

- Avaliação da composição corporal pela técnica de absorciometria por raios-X de dupla energia (DXA)

- Avaliação da força muscular isocinética – Dinamômetro Isocinético

- Avaliação da aptidão cardiorrespiratória – Ergoespirometria – Quark CPT Cosmed

- Avaliação dos limiares metabólicos pela resposta do lactato sanguíneo ao exercício

- Avaliação da capacidade anaeróbia com teste de Wingate

- Avaliação da flexibilidade com banco de Wells

- Avaliação da força de preensão manual

- Avaliação da potência de membros inferiores pelo teste de salto vertical sobre plataforma de força

- Avaliação da potência em exercícios de força por meio de acelerômetros

- Avaliação de campo da capacidade cardiorrespiratória com analisador de gases portáteis – K4b2 Cosmed

- Avaliação de campo da capacidade física resistência

- Avaliação da capacidade de sprint e agilidade com fotocélulas

- Avaliação da velocidade da bola medida com radar esportivo em ações especificas esporte como vôlei, handebol e futebol  

- Avaliação do controle autonômico cardíaco por variabilidade da frequência cardíaca e outros métodos. 

- Avaliação do controle reflexo da ventilação em circulação (quimiorreflexo, mecanorreflexo muscular, barorreflexo arterial, entre outros).

- Avaliação da atividade elétrica muscular locomotora e respiratória por eletromiografia de superfície. 

INFRAESTRUTURA/LABORATÓRIO

O SEFE conta com uma infraestrutura ideal para o desenvolvimento de estudos com alto fator de impacto e  proporciona condições aos alunos para a máxima absorção do conhecimento.

Equipe SEFE

Atualmente é professor adjunto do Departamento de Fisiologia e orientador de mestrado/doutorado do Programa de Pós-graduação em Medicina Translacional e do Programa de Pós-graduação em Pneumologia, no campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo. Também coordena o curso de especialização em Fisiologia do Exercício Aplicada à Promoção de Saúde e ao Esporte. Sua linha de pesquisa é direcionada à fisiologia humana integrativa, com ênfase no controle neural do sistema cardiorrespiratório durante o exercício físico.

Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de São Paulo e orientadora de mestrado/doutorado do Programa de Pós-graduação em Medicina Translacional da Universidade Federal de São Paulo. Tem como principal interesse de estudo a Fisiologia do Exercício aplicada à clínica e ao esporte, com ênfase na avaliação muscular.

Aldo Antonio Seffrin Neto

Tem interesse em investigar o prejuízo do nível de aptidão cardiorrespiratória inerente ao envelhecimento e o papel dos exercícios aeróbios.

Aluno de Doutorado

Diogo Machado de Oliveira

Sua linha de pesquisa é direcionada à fisiologia humana, com ênfase no controle neural da ventilação durante o exercício físico.

Aluno de Doutorado

Felipe Silva Gomes

Linha de pesquisa: interesse na linha de pesquisa voltada à fisiologia humana e nutrição, mais especificamente no controle da ventilação mediante intervenção dietética.

Aluno de Especialização

Liliane Cunha Aranda

Sua linha de pesquisa é direcionada no estudo do papel de aferências musculares ativadas pelo exercício físico para o controle cardiorrespiratório em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica.  

Aluna de Doutorado

Priscila Raulickis de Melo

Tem interesse na linha de pesquisa voltada a reabilitação cardiorrespiratória e metabólica, atividade nervosa simpática periférica e central, variabilidade da frequência cardíaca, exercício físico.

Aluna de Pós Doutorado

Possui interesse nos seguintes temas: determinantes psicofisiológicos do desempenho de resistência, ferramentas de monitoramento do treinamento desportivo e métodos agudos de melhora do desempenho físico.

Fisiologista e Aluno de Doutorado

1 / 1

Please reload

Coordenação SEFE

Prof. Dr. Bruno Moreira Silva

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado em Educação Física (área de concentração: Fisiologia do Esforço) pela Universidade Gama Filho, doutorado em Fisiopatologia Clínica e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, doutorado sanduíche pela Mayo Clinic (Rochester, Minnesota, Estados Unidos da América) e pós-doutorado pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Fisiologia e orientador de mestrado/doutorado do Programa de Pós-graduação em Medicina Translacional e do Programa de Pós-graduação em Pneumologia, no campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo. Também atua como orientador convidado do Programa de Pós-graduação em Ciências Cardiovasculares da Universidade Federal Fluminense. Coordena o Laboratório de Fisiologia do Exercício do SEFE (Setor de Fisiologia do Exercício), que pertence à Universidade Federal de São Paulo, e está instalado no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa de São Paulo. Também coordena o curso de especialização em Fisiologia do Exercício Aplicada à Promoção de Saúde e ao Esporte. Sua linha de pesquisa é direcionada à fisiologia humana integrativa, com ênfase no controle neural do sistema cardiorrespiratório durante o exercício físico. Sua linha de pesquisa possui financiamento e bolsas da FAPESP, CNPq e CAPES, e colaboração de pesquisadores do Brasil, Canadá, Inglaterra e Estados Unidos.

Profa. Dra. Marilia dos Santos Andrade

Graduada em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo (USP - 1994). Especializou-se pela UNIFESP em Fisiologia do Exercício em 1996 e em Aparelho Locomotor no Esporte em 1998. Doutorou-se em Ciências (Fisiologia do Exercício) também pela UNIFESP (2003), tendo estudado as respostas fisiológicas ao exercício do membro inferior em pacientes submetidos à reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho. Concluiu o Pós- Doutoramento em Farmacologia (Fisiologia do Exercício) nesta Universidade (2010), estudando as relações de equilíbrio muscular isocinético do ombro de atletas de handebol e sua associação com desempenho e variações decorrentes das categorias. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de São Paulo e orientadora de mestrado/doutorado do Programa de Pós-graduação em Medicina Translacional da Universidade Federal de São Paulo. Tem como principal interesse de estudo a Fisiologia do Exercício aplicada à clínica e ao esporte, com ênfase na avaliação muscular. Na área de graduação, ministra aulas de fisiologia Respiratória nos cursos de Medicina, Ciências Biológicas-Modalidade Médica, Fonoaudiologia, Enfermagem e Tecnologias, além de participar do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Ciências Biológicas-Modalidade Médica e atuar como coordenadora do curso de Especialização em Fisioterapia no Esporte.

bottom of page