ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

APLICADA À SAÚDE E AO ESPORTE.

>>> NOVA TURMA EM BREVE

Subindo as escadas

Aprimore seus conhecimentos e currículo em uma das melhores instituições do país.

  • Corpo Docente de Alto Nível

  • Grade Curricular Atualizada

  • Curta duração: apenas 12 meses

  • Custo Acessível

NOVA TURMA EM BREVE

DESCRIÇÃO DO CURSO

As disciplinas abordarão ajustes agudos e crônicos de diversos sistemas fisiológicos frente a diferentes tipos de exercício físico (aeróbio, anaeróbio, contrarresistência, etc). Fatores limitantes do exercício físico serão abordados em indivíduos sedentários, fisicamente ativos e atletas. Também serão abordados métodos de avaliação da aptidão física e treinamento físico, além de tópicos especiais, como, por exemplo, a relação entre exercício físico e os seguintes assuntos: sono, poluição, temperatura, altitude, recursos ergogênicos, dieta, principais lesões ortopédicas e doenças crônicas comuns na população (ex.: hipertensão e diabetes).

NOVA TURMA EM BREVE

AULAS PRÁTICAS

 Lista de Aulas Práticas:

  • Teste Cardiopulmonar de Exercício

  • Teste de Wingate

  • Identificação de limiares de lactato e do V̇O2max

  • Teste de potência crítica

  • Avaliação isocinética

  • Testes de campo para avaliação física (Sprints Repetidos, Yo-Yo, Agilidade, etc)

  • Avaliação da composição corporal

  • Testes de função pulmonar

  • Monitoramento do treinamento físico

  • Variabilidade da frequência cardíaca

  • Avaliação de cronotipos

  • Buscas de informação científica em bases de dados

As aulas práticas serão ministradas no Laboratório de Fisiologia do Exercício, localizado no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), que possui equipamentos que permitirão fazer demonstração e treinamento prático em métodos básicos e avançados em fisiologia do exercício. Estágio extracurricular poderá ser realizado conforme interesse do aluno e disponibilidade do laboratório. Ainda digno de nota, haverá a disciplina de metodologia científica, que terá como objetivo principal habilitar o aluno a buscar, analisar e aplicar na sua prática profissional as melhores e mais atuais informações científicas sobre fisiologia do exercício.

DISCIPLINAS

  • Bioenergética

  • Fisiologia do Sistema Nervoso e o Exercício Físico

  • Fisiologia do Sistema Cardiovascular e o Exercício Físico

  • Fisiologia do Sistema Respiratório e o Exercício Físico

  • Fisiologia do Sistema Endócrino e o Exercício Físico

  • Avaliação da Aptidão Física

  • Treinamento e Prescrição de Exercícios Físicos

  • Metodologia Científica (busca, interpretação e aplicação de evidências científicas; comunicação científica oral e escrita)

  • Tópico especiais

  • Condições Ambientais (calor, frio, altitude e poluição) e o Exercício Físico

  • Ritmos Biológicos e o Exercício Físico

  • Fisiologia do Sono e o Exercício Físico

  • Nutrição e o Exercício Físico

  • Empreendedorismo

CORPO DOCENTE

O SEFE DESEJA AOS NOVOS ALUNOS DA TURMA DE 2019 BOAS-VINDAS !!!

bruno.gif

Dr. Bruno Moreira Silva

Coordenador

É professor adjunto do Departamento de Fisiologia no campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Dentre as atividades em andamento na instituição destacam-se a participação como: a) orientador de mestrado/doutorado e supervisor de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Medicina Translacional e no Programa de Pós-graduação em Pneumologia; b) coordenador do Laboratório de Fisiologia do Exercício do Setor de Fisiologia do Exercício (SEFE) instalado no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) da Prefeitura de São Paulo; c) coordenador do curso de especialização em Fisiologia do Exercício Aplicada à Promoção de Saúde e ao Esporte; e d) pesquisador colaborador do Setor de Função Pulmonar e Fisiologia Clínica do Exercício (SEFICE) da disciplina de Pneumologia. Entre 2017 e 2019 atuou como coordenador de pesquisa na Pro-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UNIFESP. Sua linha de pesquisa é direcionada à fisiologia humana integrativa, com ênfase no controle neural do sistema cardiorrespiratório durante o exercício físico. Esta linha de pesquisa tem recebido continuamente apoio financeiro de agências de fomento (FAPESP, CNPq e CAPES), tem sido contemplada com prêmios da American Physiological Society e da Sociedade Brasileira de Fisiologia, e conta com a colaboração de pesquisadores do Brasil, Canadá, Inglaterra, Nova Zelândia e Estados Unidos.

Marilia foto.png

Dra. Marília dos Santos Andrade

Coordenadora

Graduada em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo (USP - 1994). Especializou-se pela UNIFESP em Fisiologia do Exercício em 1996 e em Aparelho Locomotor no Esporte em 1998. Doutorou-se em Ciências (Fisiologia do Exercício) também pela UNIFESP (2003), tendo estudado as respostas fisiológicas ao exercício do membro inferior em pacientes submetidos à reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho. Concluiu o Pós- Doutoramento em Farmacologia (Fisiologia do Exercício) nesta Universidade (2010), estudando as relações de equilíbrio muscular isocinético do ombro de atletas de handebol e sua associação com desempenho e variações decorrentes das categorias. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo e orientadora de mestrado/doutorado do Programa de Pós-graduação em Medicina Translacional da Universidade Federal de São Paulo. Tem como principal interesse de estudo a Fisiologia do Exercício aplicada à clínica e ao esporte, com ênfase na avaliação muscular. Na área de graduação, ministra aulas de fisiologia Respiratória nos cursos de Medicina, Ciências Biológicas-Modalidade Médica, Fonoaudiologia, Enfermagem e Tecnologias, além de participar do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Ciências Biológicas-Modalidade Médica e atuar como coordenadora do curso de Especialização em Fisioterapia no Esporte.

WhatsApp Image 2018-10-18 at 15.46.55.jp

Dr. Thiago Ribeiro Lopes

Assistente de coordenação e professor

Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e especialização em Fisiologia do Exercício pelo Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício (CEFE) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente está contratado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) para atuar como fisiologista no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) da Prefeitura de São Paulo, faz doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Medicina Translacional da UNIFESP e é professor no curso de especialização em Fisiologia do Exercício Aplicada à Promoção da Saúde e ao Esporte oferecido pelo Setor de Fisiologia do Exercício (SEFE) da UNIFESP. Possui interesse nos seguintes temas: determinantes psicofisiológicos do desempenho em esportes de resistência, ferramentas de monitoramento do treinamento desportivo e métodos agudos de melhora do desempenho físico.

alessandra medeiros.gif

Dra. Alessandra Medeiros

Professora

Bacharel em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1997) e Doutora em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2006). Pós-Doutorado na área de Genética Médica e Biologia Molecular realizado no Instituto do Coração (InCor-FMUSP) pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (2009). Pós-doutorado na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU), sob supervisão do Prof. Ulrik Wisloff (2014). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: treinamento físico, função cardíaca, hipertrofia cardíaca, músculo esquelético, doenças cardiovasculares e metabólicas. É professora adjunto nível IV da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista. É credenciada como orientadora no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde do Campus Baixada Santista, área de concentração Mecanismos Básicos e Processos Biológicos em Saúde, sub área Estratégias interdisciplinares na pesquisa experimental de doenças endócrinas e metabólicas e área de concentração Promoção, Prevenção e Reabilitação em Saúde, sub-área Estratégias Interdisciplinares em Promoção, Prevenção e Reabilitação em Saúde e no Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano e Reabilitação do Campus Baixada Santista, linha de pesquisa Efeitos agudos e crônicos do exercício físico. Atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde do Campus Baixada Santista.

hanna karen.gif

Dra. Hanna Karen Moreira Antunes

Professora

Possui graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Uberlândia- UFU (1999), Mestrado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP, Departamento de Psicobiologia (2003) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP, Departamento de Psicobiologia (2006). Atualmente é Professora do Departamento de Biociências da Universidade Federal de São Paulo- Campus Baixada Santista, Docente do Curso de Educação Física- Modalidade Saúde. Tem experiência na área de Educação Física, Envelhecimento e Medicina e Biologia do Sono, atuando principalmente nos seguintes temas: Sono, Restrição e Privação do Sono e sua relação com o músculo esquelético, músculo cardíaco e tecido adiposo; Psicobiologia e Exercício Físico com ênfase em: Cognição, Humor e Dependência de Exercício Físico.

paulo azevedo.gif

Dr. Paulo Henrique Silva Marques de Azevedo

Professor

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Especialista em Fisiologia do Exercício (UFSCar). Mestrado e Doutorado em Ciências Fisiológicas (UFSCar). Pesquisador em Fisiologia do Exercício. Atuou como Professor Adjunto da Faculdade Anhanguera de Bauru ministrando as disciplinas de Fisiologia humana para o curso de educação física e ciências biológicas; fisiologia do exercício, treinamento esportivo, medidas e avaliação, e musculação para o curso de educação física. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em fisiologia do exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: exercício resistido, judô, medidas e avaliação, treinamento desportivo e fisiologia do exercício. Atualmente é Professor Associado nível II da Universidade Federal de São Paulo e orientador no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano e Reabilitação - UNIFESP - Níveis Mestrado e Doutorado.

fernanda amaral.gif

Dra. Fernanda Gaspar do Amaral

Professora

É Bacharel em Ciências Biológicas Modalidade Médica pelo Centro Universitário Herminio Ometto de Araras (2001), Doutora em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (2009) e tem pós-doutorado pelo Instituto Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (2014). Foi bolsista do CNPq (2007-2008) trabalhando com Fisiologia da Glândula Pineal no laboratório do Dr. David Klein no National Institutes of Health (NIH), Bethesda, EUA. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Fisiologia da Universidade Federal de São Paulo. É orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-graduação em Neurologia e Neurociências da UNIFESP. Tem experiência na área de Neurofisiologia, com ênfase na Glândula Pineal e Melatonina, atuando principalmente nos seguintes temas: mecanismos de síntese e ação da melatonina, diabetes, desenvolvimento e programação metabólica, organização circadiana do metabolismo energético, expressão de miRNA e metabolismo do tecido adiposo marrom e termogênese.

foto-katia-2016-Katia-De-Angelis2.jpg

Dra. Kátia De Angelis

Professora

Possui graduação em Educação Física pelo Instituto Porto Alegre (1994), graduação em Ciências Biológicas Bacharel em Fisiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas: Fisiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998 e 2001) e Pós-doutorado no Laboratório de Hipertensão do InCor-HC-FMUSP (2003) e pela Wrigth State University (WSU). No ano de 2006 foi Visiting Professor no Department of Pharmacology and Toxicology da Wright State University, Dayton, Ohio, EUA (Bolsa FAPESP de Pesquisa no Exterior). Atualmente é Professora Livre Docente do Depto de Fisiologia da UNIFESP, vice-coordenadora e orientadora do PPG em Medicina Translacional da UNIFESP, orientadora do PPG em Ciências da Reabilitação e em Medicina da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). É membro do CONCEA-MCTIC (representante do CNPq), do Ethics Committee da Union of Physiology Sciences (IUPS), da CEUA-UNIFESP, preceptora do LACE-UNIFESP (Liga Acadêmica de Ciências do Esporte), coordenadora dos Biotérios da Fisiologia na UNIFESP e representante da Unidade Curricular da Fisiologia para os Cursos de Tecnologias da UNIFESP. Foi Pesquisadora Associada do Lab. de Hipertensão do InCor-USP (2001-2017). Foi Membro do CONCEA-MCTIC (representante do CNPq, coordenou a Câmara Permanente de Pesquisa 2014-2016). Atualmente é Editora associada da Revista Motriz e foi Editora Associada do Life Sciences e do Suplemento da Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) e Coordenadora da CEUA da UNINOVE (2014-2017). É vice presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) e foi 1a Secretária, membro da Diretoria Científica e diretora do Depto de Atividade Física.da SBH, foi diretora do Depto de Educação Física da SOCESP. É membro afiliado da American Heart Association (AHA), do Councli for High Blood Pressure Control do AHA, da InterAmericam Society of Hypertension, da Sociedade Brasileira de Fisiologia, da SBH, da SOCESP, e da Sociedade Brasileira de Ciência de Animais de Laboratório (SBCAL).Têm experiência na área de Fisiologia Cardiorrespiratória e do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: exercício físico, controle autonômico da circulação, envelhecimento, diabetes, hipertensão, insuficiência cardíaca e menopausa. Recebeu apoio financeiro do CNPq (Edital Universal 482380/2007-1; 479766/2011-8; 476373/2012-3; e 457200/2014-6), da FAPESP (Auxílio Jovem Pesquisador 07/57595-5; regulares: 2012/21141-5; 2015/10329-5 e 2018/17183-4, em vigência) e da CAPES (PVE). Foi integrante de 2006-2014 do Programa CAPES-FIPSE de graduação Sanduíche com a Wright State University e a Wake Forest University. Foi integrante de 2010-2013 do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR), de 2013-2015 do programa PVE com a WSU e NSU (EUA), de 2014-2018 do Programa CAPES-DFAIT com o Universidades no Canadá e e coordenou de 2015-2018 um Projeto de Professor Visitante (PVE, CAPES) com a Argentina. É integrante do INCT NANO BIOFAR (CNPq), da Rede Nacional de Pesquisa em Hipertensão Arterial na Criança e Adolescente (HASCA, financiada pelo CNPq) e do Programa "SBC vai à Escola".

19399841_1548804615163987_86389247201878

Dr. Reury Frank Pereira Bacurau

Professor

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (EEFE-USP), mestrado em Fisiologia Humana pela Universidade de São Paulo (ICB-USP) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (ICB-USP). Pós-doutorado sobre o papel do metabolismo e exercício dos animais deficientes para os receptores de cininas (Universidade de Mogi das Cruzes 2002-2004). Atualmente é professor livre docente no curso de Educação Física e Saúde da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH - USP). Tem experiência na área de Nutrição Esportiva. Seus interesses de pesquisa são: a) Mecanismos pelos quais o exercício físico modula a imunidade; b) Papel do Sistema-Calicreína Cininas em patologias crônicas (papel dos receptores B1 e B2 de cininas na inflamação, hipertensão, obesidade e diabetes; c) Efeito de diferentes protocolos de exercício sobre parâmetros fisiológicos (marcadores inflamatórios, pressão arterial, concentração hormonal).

servletrecuperafoto_edited.png

Dr. Ronaldo Vagner Thomatieli dos Santos

Professor

Bacharel em Educação Física pela UNESP e Doutor em Fisiologia Humana pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Atualmente, é Professor Associado do curso de Bacharelado em Educação Física da UNIFESP-Baixada Santista. Ministra os módulos de Fisiologia do Exercício e Bioquímica do Exercício, Imunologia do Exercício e Nutrição Aplicada à Educação Física. Coordena o curso de graduação em Educação Física do campus Baixada Santista desde 2018, é vice coordenador da Câmara de Pesquisa e Pós-graduação do Instituto de Saúde e Sociedade de junho de 2020. Orientador dos programas de pós-graduação "Interdisciplinar em Ciências da Saúde" e em "Psicobiologia". Bolsista de produtividade nível 2 do CNPq e membro da Sociedade Brasileira de Imunologia do Exercício. Fez estágio de pós-doutorado no Departamento de Psicobiologia da UNIFESP-São Paulo investigando o papel das citocinas na regulação do sono após o exercício físico. Tem investigado os efeitos do exercício físico sobre a resposta do Sistema Imunológico e nas interações neuroimunoendócrinas para a promoção da saúde em pessoas saudáveis ou na vigência de doenças. Para isso, tem dado atenção para a relação entre metabolismo e função de linfócitos, monócitos/macrófagos e neutrófilos.

KRAUSE.gif

Willian Ruivo Wildner

Professor

Mestre em Economia Regional pela Universidade Estadual de Londrina. Graduado em Administração também pela Universidade Estadual de Londrina (2006). Experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão estratégica empresarial, desenvolvimento e implantação de novos negócios. Inovação e ampliação de escopo de mercado. Com vasta experiência em gestão comercial, financeira e administrativa.

paulo eduardo.gif

Dr. Paulo Eduardo de Assis Pereira

Professor

Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de São Paulo. Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo. Doutor em Ciências do Movimento Humano e Reabilitação pelo Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano e Reabilitação da Universidade Federal de São Paulo. Cientista do Grupo de Estudos e Pesquisas em Fisiologia do Exercício da Universidade Federal de São Paulo. Possui experiência em fisiologia humana, bioquímica básica, fisiologia e bioquímica do exercício e treinamento desportivo.

Neto_comp.jpeg

Aldo Antonio Seffrin Neto

Professor

Doutorando e Mestre em Medicina Translacional pela Escola Paulista de Medicina (EPM-UNIFESP). Especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento pela Escola de Educação Permanente (HC-FM-USP). Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (FEFD-UFG). Colaborador do laboratório de Fisiologia do Exercício da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) localizado no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), Membro do European College of Sport Science (ECSS). Áreas de interesse: Fisiologia do Exercício; Biomecânica; Atividade Física, Exercício e Saúde; Nutrição e Treinamento.