top of page

Exercício físico ao longo da vida preserva o relaxamento cardíaco ao envelhecer.

Os prejuízos no relaxamento cardíaco causados pelo envelhecimento podem ser evitados!


Quando idoso, seu coração precisa relaxar de forma adequada, e o exercício físico praticado em longo prazo, é capaz de influenciar beneficamente o relaxamento cardíaco. Para que o bombeamento cardíaco seja eficiente é necessário que o coração relaxe para receber a maior quantidade de sangue possível, e depois, contraia e ejete esse sangue para o corpo. Se uma dessas duas situações não acontece de forma adequada, a quantidade de sangue bombeado será menor, e consequentemente, menos oxigênio será encaminhado para o corpo.


Estudos recentes demonstraram que o envelhecimento prejudica o relaxamento cardíaco. A boa notícia, é que pesquisadores vêm demonstrando que o treinamento físico pode prevenir, e até mesmo, remediar essa diminuição no relaxamento.


Uma pesquisa muito interessante publicada em 2004 (acessa-a aqui), comparou o relaxamento cardíaco de jovens sedentários, com idosos sedentários e com idosos que praticavam exercício físico há mais de 20 anos. Os idosos sedentários apresentaram uma diminuição importante do relaxamento, comparados com os jovens sedentários, comprovando o efeito prejudicial do envelhecimento no coração. No entanto, quando comparou o grupo de idosos atletas com os jovens sedentários, não encontrou diferença alguma no relaxamento cardíaco. Ou seja, o treinamento físico foi capaz de prevenir os prejuízos no relaxamento cardíaco causados pelo envelhecimento.


Por isso, para que as pessoas envelheçam de forma saudável, a prática de exercício físico deve estar presente na vida de todos. Para saber mais sobre qual tipo de treinamento físico prescrever, quantas vezes por semana e em qual intensidade, participe do curso especialização em fisiologia do exercício da UNIFESP-SEFE, que terá foco em promoção da saúde e desempenho esportivo.

bottom of page