top of page

Ciclismo como meio de transporte pode reduzir o risco cardiovascular

As doenças cardiovasculares (DCV) são as principais causas de morte mundialmente e são responsáveis por reduzir a qualidade de vida das pessoas acometidas. Entre os mecanismos associados ao desenvolvimento das DCV destaca-se a disfunção do controle do sistema nervoso autônomo sobre o sistema cardiovascular, com hiperatividade do sistema nervoso simpático e/ou redução da atividade vagal. A variabilidade da frequência cardíaca (VFC) é um método cada vez mais utilizado para avaliar a modulação do sistema nervoso autônomo sobre o coração. Neste sentido, estudos evidenciam que a redução da VFC tem sido ao aumento do risco de desenvolvimento de DCV e de mortalidade.

Considerando que o estilo de vida é fator determinante no aparecimento de DCV, o exercício físico tem sido sugerido como uma importante ferramenta no tratamento e prevenção de doenças, em razão dos seus benefícios, incluindo sobre a VFC. O ciclismo é definido como uma atividade física cíclica que possui um padrão biomecânico bem caracterizado e exige mudanças fisiológicas essências para que possa ser realizada. O ciclismo é uma das atividades física mais realizadas no mundo. Atualmente, o ciclismo tem sido cada vez mais utilizado como meio de transporte, porém pouco se conhece sobre os benefícios fisiológicos desta pratica.


Neste sentido, um artigo recente1 comparou a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) de pessoas (15 homens com idade entre 20 e 35 anos) que utilizam diariamente a bicicleta como meio de transporte com pessoas classificadas como sedentárias. Os grupos apresentaram características semelhantes de idade, composição corporal, valores de glicose, triglicérides e colesterol sanguíneos. O grupo de ciclistas apresentou menor frequência cardíaca de repouso quando comparado ao grupo de sedentários. Na análise da VFC o grupo de ciclistas apresentou valores maiores para todas variáveis de variabilidade total e de modulação parassimpática cardíaca quando comparado ao grupo de sedentários. Ao contrário, para variáveis que representam a modulação simpática, o grupo de ciclistas apresentou valores reduzidos. Desta forma, os resultados desse estudo evidenciaram que a prática regular de ciclismo utilizado como meio de transporte foi eficaz em melhorar a modulação autonômica cardíaca e consequentemente reduzir o risco cardiovascular na população estudada. Desta forma, estes achados reforçam que um estilo de vida saudável, associado a prática regular de atividade física, neste caso o ciclismo, pode ser determinante para a melhora da saúde cardiovascular e a prevenção de doenças.


Referência Bibliográfica

bottom of page