top of page

O exercício de força é capaz de melhorar a memória?

Doenças neurológicas que afetam a memória, como por exemplo, a demência e mau de Alzheimer, reduzem importantemente a qualidade de vida das pessoas. Portanto, intervenções que sejam benéficas para a memória podem ter grande impacto para esses pacientes. Sabe-se que o exercício aeróbio melhora a memória. Neste sentido, será que o exercício de força também gera algum efeito agudo sobre a memória?



Um estudo orientado pelo Prof. Dr. Ricardo Mario Arida, que ministrará aulas no curso de especialização do SEFE, foi conduzido exatamente para responder essa pergunta. Primeiramente, os pesquisadores induziram medo em 33 ratos do tipo Wistar. Para tanto, os animais eram colocados individualmente em uma caixa com piso metálico conectado a um gerador de choque. Após acostumarem com a caixa, uma buzina tocava por 30 segundos, sendo que no segundo final desse período era dado um choque nas patas dos animais. Imediatamente depois da sessão de indução de medo, os ratos foram divididos em dois grupos, um que realizou exercício de força e um grupo controle, que não realizou nenhum tipo de esforço. O exercício de força consistiu de oito séries separadas por um minuto de recuperação, onde em cada série os animais realizaram 8-12 movimentos de escalada em uma escada carregando um peso na cauda.



Vinte e quatro horas após a sessão de indução do medo seguido de exercício de força (ou não, no caso do grupo controle), a memória dos ratos foi testada colocando os animais na mesma caixa que gerava choque e medindo o tempo que os mesmos permaneciam completamente imóveis, literalmente congelados de medo! Além disso, ao final do experimento os animais foram sacrificados e tinham retirados de seus cérebros um pedaço do hipocampo (área do cérebro responsável pela memória) para que fossem medidas proteínas responsáveis por conectar neurônios.


Os resultados mostraram que os animais que realizaram exercício de força imediatamente após a sessão de indução do medo permaneceram mais tempo imóveis na caixa, indicando, dessa maneira, uma melhor consolidação da memória! Ainda, isso estava associado a um aumento na quantidade de proteínas responsáveis por conectar neurônios no hipocampo.


Portanto, a execução de um único exercício de força pode influenciar positivamente na consolidação da memória!


bottom of page